Seus filhos podem estar envenenados pra sempre por uma irresponsabilidade dos órgãos fiscalizadores do Ministério da Agricultura. Desta vez os corruptos não roubaram só o dinheiro. Podem ter roubado para sempre a saúde de nossos filhos.

O professor de Microobioliga de Alimentos na UFRGS, Eduardo César Tondo, analisou algumas irregularidades descritas dos despachos sobre o esquema. Veja:

acabe com dores

Carnes vencidas

O que diz o despacho do juiz: 

“Carnes vencidas há 3 meses para a produção de outros alimentos (se é que se pode chamar de alimento algo composto por restos não mais aptos ao consumo humano)”

 O que diz o especialista:  A carne, depois que passa da validade, estraga ou fica muito contaminada, podendo levar a doenças graves. A pessoa que come esse tipo de produto pode ser infectada por bactérias perigosas, podendo desenvolver infecção intestinal, com sintomas como vômitos, diarreia e febre, e que pode levar à morte, principalmente se o produto for mal armazenado (temperaturas acima do recomendado), as bactérias vão se multiplicar. É um perigo real.

Temperatura

O que diz o despacho:

“É inacreditável a sucessão de irregularidades gravíssimas que, tudo está a indicar, cometem diariamente no manuseio, industrialização e comercialização de derivados da carne que a sua mera descrição causa náuseas. Armazenamento em temperaturas absolutamente inadequadas.”

 O que diz o especialista: Se não for armazenada entre 5°C, 7°C, as bactérias que vivem naturalmente na carne podem se multiplicar e causar doenças. Há casos em que as bactérias causam lesão no tecido intestinal e é necessário que o paciente passe por cirurgia.

 Água

O que diz o despacho: 

“Descoberta a venda irregular de produtos alimentícios – absorção de água em frango superior ao índice permitido e reembalagem de produtos inadequados para a venda.”

O que diz o especialista: Se injeta água na carne do frango para aumentar o peso. É uma fraude econômica. Não há risco para a saúde do consumidor, mas ele está pagando mais por menos. Já a reembalagem de carne imprópria vai causar os problemas gravíssimos em crianças e idosos. Os idosos têm imunodeficiência. Nos dois casos, os quadros de diarreia podem ser mais graves, levando à desidratação e, em algumas situações, até a morte.

Ácido ascórbico

O que diz o despacho:

“Comprava notas fiscais falsas de produtos com SIF (Serviço de Inspeção Federal) para justificar as compras de carne podre, e utilizava ácido ascórbico para maquiar as carnes estragadas.”

O que diz o especialista: Para segurar a contaminação da carne mal armazenada ou vencida, podem ser adicionados conservantes ou produtos com esse ácido, que alteram a cor e o cheiro da carne e estendem, de certa forma, a validade do produto. A PF afirma que as doses eram altas, por isso, é provável que a concentração estivesse além do permitido e (o produto) pode, sim, ser cancerígeno.

Infelizmente mais um caso de corrupção no nosso país. Só que desta vez eles não roubaram só o nosso dinheiro, desta vez roubaram a saúde de nossos filhos e pais.

Como você se sente sabendo que seus filhos e pais possam estar envenenados por irresponsabilidade dos órgãos fiscalizadores?

 

 

 

Comentários

Comentários