O projeto Caminhão do Riso está encantando professores e estudantes com oficinas que por meio do humor ensinam sobre criatividade, superação e propósito de vida. Em sua passagem na escola Assisolina Assis Andrade, localizada em Aribiri, os depoimentos foram emocionados e emocionantes, dando a dimensão da transdisciplinaridade vivenciada nas oficinas.

A diretora Fabíola Sampaio fez um relato poético e interdisciplinar ao definir como foi a experiência de receber o Caminhão do Riso em sua escola.

acabe com dores

“Nós iniciamos o dia dizendo aos nossos alunos que eles teriam aulas diferenciadas. E realmente foi assim. Foi um caminhão de aprendizagem vinda dentro de um caminhão de risos, alegrias e aprendizagens. Foi possível hoje os alunos terem aula sobre a Matemática da Vida, da Ciência do Conhecimento de si mesmo e da Linguagem do Amor. Por trás dos risos muito mais que apenas sorrisos, foi possível construir conhecimentos sobre como amar ao próximo”.

O estudante Cauã Oliveira Galvão viu nas oficinas as ferramentas que precisava para construir resiliência e superar o Bullying.


“Eu fiquei o dia todo pensando sobre o que foi dito nas oficinas. Especialmente o que foi dito pelo Tonho dos Couros quando falou que eu mesmo sou a pessoa mais importante para ajudar a transformar meus sonhos em realidade, vencendo as barreiras do dia a dia da vida”.

A professora de Artes, Políbia Brambati, disse que o projeto superou todas as expectativas da equipe e sugeriu que mais escolas pudessem ter acesso a proposta pedagógica do Caminhão do Riso.


“Eu acho que a experiência que eles tiveram com o Caminhão do Riso valeu mais que muitas aulas que talvez eles tivessem na sala de aula. Esta experiência precisa ser multiplicada em mais escolas do nosso estado”.


O estudante Lucas Antonio interagiu com os artistas oficineiros no palco e revelou total encantamento com os aprendizados construídos.

“A experiência com o Caminhão do Riso foi muito topzeira. Eu sorri, brinquei e aprendi a desenvolver a Criatividade, e principalmente eu aprendi a amar ao próximo”.


O professor… fez questão de destacar as lições de vida ensinadas por meio dos risos e sorrisos compartilhados em um dia de oficinas pedagógicas com a turma do Caminhão do Riso.
“Hoje aqui na escola tivemos a oportunidade de receber o Caminhão do Riso com Rossini Macedo e uma galera maravilhosa que trouxe uma lição de vida onde o humor foi o centro do processo de Educação. Eles mostraram que por meio do riso você não aprende só a sorrir. Você também aprende a amar, a compartilhar. Você aprende que tem mais a aprender. Associar o riso ao processo de Educação destes meninos foi a sacada genial do projeto. Se você ouvir falar do Caminhão do Riso em sua cidade saiba que ali você não vai apenas sorrir você vai ter uma injeção de esperança. Você vai aprender sobre oportunidades de vida, projetos e histórias maravilhosas que vão proporcionar pra você não só momentos de alegria mas também perspectivas melhores de vida”.


Os depoimentos nos mostram a dimensão do carinho que os profissionais da Educação estão desenvolvendo com o encantamento nascido em cada aluno que se permite tocar pelas sementes de inspiração lançadas por meio dos artistas oficineiros que embalam seus conteúdos com muito humor e amor.

Comentários

Comentários